A Nvidia anunciou nesta quarta-feira (22), o lançamento da GTX 780, primeira placa de vídeo da nova série GeForce GTX 7. Ela é 70% mais poderosa do que sua antecessora, a GTX 680, mais silenciosa, roda em temperaturas menores e é mais que o suficiente para rodar qualquer jogo que temos disponível no mercado atualmente.
A placa chegou às lojas gringas nesta quinta feira (23) por preços que variam entre US$ 650 e US$ 700. Por esse preço, e com os jogos que temos atualmente, a placa ainda não faz sentido nem para o maior entusiasta de jogos de PC. Uma GTX 670, hoje, dá conta de todos os jogos no máximo sem sofrer.
Mas a próxima geração de consoles está chegando e, com ela, teremos games mais exigentes do hardware de nossos PCs. Talvez a GTX 780 começe a valer seu preço dentro de alguns anos. Você pode curtir um pouco de hardware porn na galeria de fotos da plaquinha que colocamos no final desse post.
Mais interessante do que a nova placa de vídeo, no entanto, foi a apresentação do novo software de otimização de jogos da Nvidia. Ele se chama GeForce Experience e promete facilitar a vida de quem não gosta de ficar fuçando em menus de opções para fazer o jogo rodar redondinho.
O Experience, além de ficar de olho nos drives de sua placa de vídeo e avisar quando eles precisam ser atualizados, também faz uma varredura no seu PC por jogos compatíveis com o programa. Esses jogos, então, podem ser otimizados para que fiquem mais bonitos e rodem melhor, sem que você precise tocar nos menus de configuração do game.
A Nvidia promete melhoras de até 45% em jogos como BioShock Infinite e Assassin’s Creed III. Eu fiz o teste por aqui e a minha taxa de quadros em Infinite realmente subiu. Agora estou jogando o game a 60 FPS sem quedas, e não notei nenhuma diferença na qualidade gráfica.
Ainda precisamos testar mais o programa para saber se ele cumpre o que promete em todos os jogos compatíveis, mas o futuro do Experience é promissor. Poucos jogadores têm paciência ou tempo para ficar personalizando menus de gráficos a fim de melhorar a experiência do jogo. O novo software da Nvidia faz isso por conta própria. Você já pode baixar o Experience no site oficial da Nvidia.
Além disso tudo, a empresa finalmente vai dar utilidade para aquele encoder de vídeo H.264 das GeForce com arquitetura Kepler (série GTX 6 para cima). A empresa prometeu, para até metade deste ano, uma funcionalidade chamada Shadowplay, que permitirá a gravação de vídeos da nossa jogatina diretamente do hardware das placas dessa série.
Se você já tentou rodar o FRAPS para gravar vídeos de um jogo muito pesado, sabe o quão poderoso um PC precisa ser para dar conta do recado. Com o Shadowplay, o peso da gravação de gameplay sai das costas do processador, acelerando e simplificando todo o processo.
Além disso, o vídeo será capturado em H.264, o padrão de compressão de vídeos usado no YouTube. É um formato leve, de boa qualidade e fácil de editar. Os Letsplayers vão fazer a festa.
Cada vez mais longe do mercado de consoles, agora dominado pela AMD, a Nvidia precisa focar todos os seus esforços nos jogos de PC. Nesse sentido, iniciativas de facilitar a vida do jogador como o Experience e o Shadowplay são muito importantes para atrair um público que prefere os consoles por considerar o PC uma plataforma muito complicada. E, por enquanto, a criadora da GeForce parece estar acertando a mão.
0 comentários:
Postar um comentário